Velha infância

Neste feriado estive na minha cidade natal. Visitei os parentes e me deparei com uma dura (mas muito dura mesmo!) realidade: estou envelhecendo.

Passar pelas ruas onde cresci, os lugares onde frequentei, rever as pessoas com quem convivi, tudo isso gera muito saudosismo e uma pitadinha de melancolia. É triste ver que as ruas por onde eu passava quando voltava da escola estão todas esburacadas (demonstrando o total descaso da administração pública com a MINHA cidade). É triste perceber que as pessoas dali estão decepcionados com os políticos, com a saúde, com o lazer... É triste saber que nada daquilo me pertence mais. Mas por outro lado, é bom também. É bom saber que todas as experiências, apesar de serem marcantes em nossas vidas, elas têm um prazo de validade. Nada dura pra sempre, a menos que seja cultivado. E eu deixei que as ervas daninhas do meu coração tomassem conta do sentimento que eu nutria pela minha cidade.

O lado bom de entrar em contato com o passado é perceber que na maioria das vezes damos proporções maiores às coisas do que elas realmente têm. Por exemplo, o quintal da minha casa era muito maior quando eu brincava nele. O pé de manga do Seu Nestor era muito mais alto e desafiador quando fazíamos casinha na árvore. As janelas da classe onde estudei eram altas demais para que pudéssemos subir para olhar a rua... hoje, nem tanto. O namorico de ensino fundamental acabou e nem sei por onde anda meu príncipe pelo qual derramei rios e rios de lágrimas por noites e noites. Hoje meus problemas são bem maiores do que querer desmascarar a menina metida da rua. E assim é a vida.

Contudo, a trágica conclusão a que cheguei no começo desse texto, revelou-se diante dos meus olhos ao notar que meu filho brincava com os filhos das minhas primas. Não tem nada mais comovente do que ver crianças brincando de pega-pega, onde há alguns poucos anos você mesmo brincava, e, ainda pior, com os pais delas! Deus, obrigada por me proporcionar essa cena. É um ciclo lindo de se ver. E mesmo que eu eu não sinta pela minha cidade tanto carinho quanto já senti, eu sinto pelos meus familiares uma eterna gratidão pela infância feliz que tive ao lado deles.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biotônico Fontoura

Errando que se aprende

Homens de All Star